
Outras tendências na abdominoplastia: novo desenho e importância da lipomidiabdominoplastia na cirurgia do contorno corporal.
Durante os últimos anos, os princípios cirúrgicos da abdominoplastia permaneceram inalterados. Portanto, muitos resultados observados apresentam desalinhamento, cicatrizes transversais altas e retas do abdome, levando ao posicionamento final da cicatriz umbilical a ser muito próximo da cicatriz transversal, o que dá a impressão de abdome curto.
Propomos que a abdominoplastia modifique a concepção básica de sua marcação, pois acreditamos que é importante posicionar a cicatriz transversal mais baixa na região medial e púbica, e mais alta nas extremidades laterais, permitindo, no nível dos flancos, a rotação dos retalhos lombares no sentido anterior em direção inferomedial. Métodos: Foram analisados de forma retrospectiva 146 pacientes portadores de deformidades abdominais e os submetemos a lipomidiabdominoplastia, marcando com forte concavidade superior e orientando os lados da cicatriz em direção à linha transversa inferior do abdômen, 4cm equidistantes da raiz da coxa.
Também associamos a lipoaspiração como um tratamento complementar ao contorno corporal. Resultados: Consideramos que os parâmetros da midiabdominoplastia são aplicáveis na maioria dos casos, obtendo resultados igualmente satisfatórios, tanto nos pacientes com flacidez e lipodistrofia abdominal supraumbilical, quanto nos pacientes com abdome em avental com importante flacidez e diástase dos retos abdominais.
Conclusão: É importante determinar a área da deformidade abdominal e sua classificação,
para estabelecer as estratégias do tratamento e associação de procedimentos complementares. Uma marcação mais baixa,
respeitando as áreas de tratamento, permitirá uma melhor cicatriz estética e um contorno corporal harmônico, além de
uma adequada colocação dos elementos: cicatriz umbilical, púbis e extremidades laterais da cicatriz abdominal transversa.
RESUMO
Descritores: Abdominoplastia; Contorno corporal; Lipectomia; Gordura abdominal; Superfície corporal; Reto do abdome; Parede abdominal; Umbigo; Tecido adiposo.
Aviso importante: O arquivo a seguir pode conter imagens inapropriadas para menores de idade.
Quer saber mais sobre o assunto? Veja aqui: 2020 – Outras tendências na abdominoplastia – Novo desenho e importância da lipomidiabdominoplastia – Rev. Bras. Cir. Plást. (Brasil)
Você pode ver o artigo em inglês aqui: https://dralbertocaldeira.com.br/other-trends-in-abdominoplasty/